O que é Empreendedorismo Materno?

O que é Empreendedorismo Materno?

 

O Empreendedorismo Maternos e suas principais características

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, empreendedorismo materno não significa vender produtos infantis ou trabalhar com recreação (pelo menos não obrigatoriamente). Como o próprio nome já diz empreendedorismo materno vem da palavra empreender que significa: ter visão de dono. Capacidade de enxergar além do cotidiano, solucionar com habilidade e criatividade. Ou seja, é ser capaz de se tornar uma pessoa visionária. É ver o que muitos não conseguem e transformar uma ideia ou um sonho em ação.

 

O empreendedorismo materno nasceu da necessidade de mães e pais em buscar novos negócios trabalhando em casa e assim ficar mais pertinho dos seus filhos.

 

O Empreendedorismo Materno na atualidade

Hoje em dia está cada vez mais comum encontrar novos empreendedores maternos. Mas só os que persistem e que tem consistência no que fazem é que se destacam. É um grande desafio porque requer muita disciplina, foco e determinação. Estes sim, mostram para todos, que é possível trabalhar em casa fazendo o que realmente gosta e sem abrir mão de ficar com os filhos. A pessoa que tem esta “veia” empreendedora tem uma força de vontade enorme de fazer a diferença e de nunca desistir.

 

Mas para alcançar o sucesso é muito importante buscar conhecimento naquilo que pretende realizar, praticar e muito para não acabar se frustrando mais tarde.

 

Talvez, este seja um dos maiores erros que muitos cometem no empreendedorismo materno. Investir no seu negócio sem muito conhecimento e caindo de cabeça procurando ganhar dinheiro às pressas. É neste ponto que muitos acabam desistindo porque se iludem e não percebem que como em todo negócio é preciso de orientação profissional, foco e muito estudo para realizar.

 

Antes de investir busque orientação e se mantenha atualizado. Sempre busque mais conhecimento na sua área de atuação.

 

Segundo o Sebrae um bom empreendedor é que aquele que também possui um ótimo planejamento: é preciso que o empreendedor tenha clareza das atividades que serão desenvolvidas. Por isso, com um bom planejamento, as possibilidades de sucesso são bem maiores.

Portanto, se você pretende alcançar o sucesso no empreendedorismo materno, não se engane, como em qualquer negócio requer tempo, muito preparo, prática e uma excelente orientação.

 

Aqui vai as 7 dicas importantes para você realizar o seu sonho de trabalhar em casa:

 

1- Escolha o que você realmente gosta de fazer

Pode ser um hobby que você pratica (como cozinhar, desenhar, ler…). Qualquer área que você se identifica e procure pesquisar mais sobre este assunto. É muito importante escolher algo que possui profunda paixão à respeito. Assim você vai trabalhar com mais prazer.

 

2- Busque conhecimento e prática

Como já foi citado antes, por mais que você conheça a área que irá atuar, é muito importante se manter atualizado. Por isso, faça cursos,  procure um mentor, amplie cada vez mais o seu conhecimento, pratique bastante. Só assim o seu negócio no empreendedorismo materno vai alavancar. E você será um diferencial entre os outros que se mantém na zona de conforto.

 

3- Foco na hora de trabalhar

Um dos maiores desafios de se trabalhar em casa é manter o foco. A nossa casa é cheia de distrações. Nós que somos mães então nem se fala: é o nosso bebê, telefone, campainha, televisão… sempre tem algo que tira a nossa concentração. Dependendo da idade do seu filho você pode trabalhar enquanto ele está na escola ou dormindo, ou se tiver alguém para cuidar dele. Nem que seja apenas uma hora por dia. Nesta hora, é importante que você esteja completamente concentrada no que está fazendo, sem qualquer distração. Para que assim o seu trabalho renda e que sempre dê frutos.

 

4- Converse e tenha contato com outras pessoas da sua área

Isso faz parte de se manter atualizado. Quanto mais você tiver contato com outras pessoas da sua área mais ideias e inspirações você terá para o seu negócio.

 

5- Você vai querer desistir

Começar um negócio do zero não é rápido e nem fácil. Empreendedorismo materno requer muita disciplina, paciência e esforço. Por isso vai chegar uma hora que o desânimo vai bater e você vai querer desistir. Todo empreendedor de sucesso passa por isso ( sem exceção!). Mas se é o que você realmente quer trabalhar então por que desistir? É como diz o ditado: não estou dando um passo para trás e sim ganhando impulso para voar ainda mais alto... é perfeitamente normal passar por essa fase então não desista dos seus sonhos!

 

6- Acredite em você

Muitos tem vergonha de dizer que trabalham em casa. Aqui no brasil o empreendedorismo materno é algo muito recente então é comum as pessoas desconfiarem e tentarem te desencorajar. Mas elas não fazem isso por mal elas só fazem porque querem te proteger. Elas não conhecem este novo mercado. A maioria pensa que a única forma de ganhar dinheiro é trabalhar fora. Mas assim que você conquistar os primeiros ganhos elas irão entender melhor a até te apoiar no seu negócio.

 

7- Profissionalize o seu negócio

Nada de amadorismo e nem de desculpas. Nós sempre justificamos as nossas falhas pelo fato de sermos mães. Mas para conquistar o respeito neste mercado de trabalho é preciso mostrar que realmente entende do assunto. Cumpra seus prazo, tenha disciplina, foco na hora do seu trabalho, tenha em mente que esse negócio será o seu sucesso profissional: se você não persistir nos seus sonhos então alguém te pagará para fazer os dele. Vá a luta e acredite: você é capaz!

 

E então mamãe o que me diz?

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Empreendedorismo Materno
Author Rating
51star1star1star1star1star
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.