Empreendedorismo Materno

7 dicas para driblar a Gestão do Tempo x Maternidade

7 dicas para driblar a Gestão do Tempo x Maternidade

Qual mãe nunca ouviu essa frase quando engravidou do primeiro filho: “Aproveita para fazer isso ou aquilo agora porque, depois que o bebê nascer, você não terá mais tempo”! A gente até se preocupa com isso tentando imaginar como vai ser. Mas só quando o bebê chega ao mundo é que essa afirmação se confirma… é a mais pura verdade! Todas nós sabemos que Gestão do Tempo x Maternidade é algo que não se encaixa perfeitamente. Por isso encaminho aqui 7 dicas importantes para driblar essa situação:

 

1- Crie uma Rotina Gestão Tempo x Maternidade

Crie uma rotina, com horário de início e término de cada atividade. Se precisar faça um cronograma com os horários e firme na geladeira! Não se esqueça de colocar na lista o item brincar com os filhos! Assim que você conseguir terminar cada atividade vá dando um “ok”. É normal se enrolar no início mas depois que virar rotina tudo se ajeita. Ao final do dia, quando você ver que o seu cronograma está todo checado e confirmado dá uma sensação de satisfação e de dever cumprido!

 

2- Faça um cardápio semanal 

Para você que cozinha em casa, faça um cardápio diário para cada refeição. Assim fica mais fácil se programar com o fator Gestão Tempo x Maternidade. Vai facilitar e muito a sua vida na hora de fazer compras do supermercado como também vai otimizar o seu tempo na cozinha. E sempre que puder congele os alimentos prontos para usar como complemento na próxima refeição. Isso torna tudo mais prático e você terá mais tempo para realizar outras tarefas.

 

3- Programe-se com antecedência para não deixar tudo para a última hora

Não deixe tudo para a última hora. Programe-se para não se atrasar. Por exemplo: se seu filho estuda pela manhã, deixe tudo pronto na noite anterior (o uniforme já separado, os materiais e até a roupa que você vai usar no dia seguinte). E também saiba administrar o seu tempo entre cada tarefa (de acordo com a sua lista criada no item 1). Mesmo que não dê certo no início, não desanime, vai chegar uma hora em você vai fazer tudo no piloto automático!

 

4- Mantenha a organização e estabeleça prioridades 

Não deixe acumular serviço. Isso vale para qualquer tarefa: trabalho, casa, cozinha, etc. É claro que quando se tem filhos essa tarefa se torna beeem mais difícil. Procure separar e organizar os itens que você mais usa diariamente deixe guardado o restante e o mais importante: estabeleça as prioridades.

 

5- Não desanime 

Se você trabalha fora ou não mas está entrando no empreendedorismo materno agora, é perfeitamente normal desanimar. Principalmente no início. Se precisar, saia de casa, dá uma espairecida, sempre brinque com o seu filho e depois retorne ao que estava fazendo. Trabalhe regularmente e tenha horários fixos se possível, se não for, arranje uma horinha apenas do dia para se dedicar. Quando o seu filho estiver mais tranquilo ou dormindo. E dedique-se ao máximo nesta hora! O importante é a produtividade que você tem nessa hora.

 

6- Relaxe por alguns minutos

Estabeleça esta tarefa diária como uma das prioridades do seu dia. Nem que seja por somente 15 minutos. Faça algo para você mesma relaxar como escutar a sua música favorita por exemplo. Pode ser qualquer coisa que valha para você recarregar as baterias por um tempo.

 

7- Não tente controlar tudo

E por último e não menos importante: delegue! Não tente controlar tudo! Você vai enlouquecer! Nós mães temos essa mania de perfeição e muitas vezes não queremos pedir ajuda. Se você tem alguém com quem pode contar então peça ajuda quando precisar. E se ofereça a essa pessoa uma ajuda quando ela também precisar. Uma mão lava a outra!

 

Maternidade

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como administrar melhor o tempo na Maternidade
Author Rating
51star1star1star1star1star
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.