Empreendedorismo Materno

Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

Diante da crise que assombra o país ganhar um dinheiro extra se tornou praticamente uma necessidade para as pessoas. E o segredo para conquistar o sucesso financeiro é gostar do que faz. Muitas pessoas adoram realizar trabalhos manuais e usam o Artesanato como um hobby ou até mesmo como terapia para relaxar. Diante disso,  porque não unir o útil ao agradável? Aqui você vai receber dicas valiosas de como ganhar dinheiro com artesanato.

 

Gostar de Trabalhos Manuais

Não adianta entrar no ramo do Artesanato se você não suporta trabalhos manuais. Como foi dito anteriormente o segredo para o sucesso (em qualquer área) é gostar do que faz. Não entre apenas por necessidade porque isso acaba refletindo no seu trabalho final. Gosto de comparar um(a) artesão(ã) com um artista que usa toda a sua habilidade e traz um diferencial para o seu negócio. Logo de cara percebemos o talento e o capricho de uma peça de artesanato e depois disso o sucesso vem naturalmente com o tempo.

 

Capacite-se

Muitas pessoas até tem bastante habilidade com trabalhos manuais e parecem que já nasceram com o dom do artesanato. Desde criança se destacam nos trabalhos manuais da escola e recebem vários elogios dos professores. Essas tem de tudo para ter um futuro promissor nessa área. Mas isso não quer dizer que um curso esteja fora de questão. Se capacitar é importante para qualquer profissional que deseja evoluir cada vez mais no seu negócio.

Existem vários cursos que ensinam desde o básico ao avançado e além de ensinar todo o passo a passo, ensinam também técnicas infalíveis de vendas. Alguns ensinam a como criar sua marca, fazer embalagens, como se cadastrar em diversas formas de pagamento. Isso tudo facilita e muito para a sua clientela. Ensinam também a como criar sua loja virtual e expandir o seu negócio para todo o país e alguns até pelo mundo!

Você pode até tentar fazer tudo isso por conta própria mas com certeza a sua margem de erro e o desgaste de tempo será muito maior. A vantagem de você investir em cursos é que você terá o suporte dos professores. E você terá também contato com os alunos e poderá trocar ideias e sugestões com os colegas. Isso é simplesmente fun-da-men-tal para tornar o seu negócio consistente e cada vez mais lucrativo.

Saiba dar valor às suas peças

Quando eu falo em valor, não estou dizendo só no preço a ser cobrado mas nos materiais que você usou para fazer, o tempo que você gastou e a sua mão de obra. Uma peça de artesanato deve ser vista como algo raro para o cliente, algo único e especial. E quanto mais personalizada a peça mais valiosa ela deve ser tanto para você quanto para o seu cliente.

No entanto, não existe um cálculo pronto, único e tabelado na área do artesanato, mas para te ajudar nessa tarefa imagine o seu produto numa loja e qual seria o preço justo a ser cobrado. Se preferir pode fazer um teste, por exemplo: se você acha que o seu produto está valendo R$ 30,00 cada peça então você pode diminuir um pouco o valor (para R$ 25,00 pelo menos) e ver o retorno das pessoas interessadas. Outra opção também é você pesquisar quanto os seus concorrentes estão cobrando apenas para você ter uma margem do preço a ser cobrado.

Valorize o seu trabalho e tenha orgulho dele!

Divulgue

Essa parte é a alma do seu negócio! De nada adianta você gostar de trabalhar com artesanato, se capacitar, agregar valor ao seu produto se não souber divulgá-lo da forma correta. As pessoas não irão saber do seu trabalho. E, consequentemente você não vai lucrar e tudo que você investiu vai por água abaixo!

Hoje em dia existem inúmeras maneiras para se divulgar um produto. Com distribuição de panfletos, banner na frente de casa, construir um bazar (pode ser na garagem da sua casa ou na casa de alguém). E até no boca a boca está valendo! Claro, com moderação, sem ser inconveniente! Basta saber chegar no público certo que é venda garantida!

Outra dica importante é sempre leve com você cartões de visita e tenha produtos para pronta entrega. Principalmente aqueles que são mais procurados. Se puder sempre carregue uma amostra com você ou então leve um álbum de fotos (pode ser no seu celular mesmo). Eles serão a sua vitrine para que as pessoas possam ver as suas peças e quem sabe, fechar uma encomenda ali mesmo!

Se você quiser expandir o seu negócio ainda mais use a internet a seu favor! Faça uma Fan Page no Facebook, uma loja virtual, cadastre-se em plataformas de vendas de produtos de artesanato. Estas plataformas estão disponíveis em mecanismos de busca como o Google. Então quando uma pessoa digitar por um certo produto de artesanato tem grandes chances de encontrar o seu produto por lá e isso alavanca e muito as suas vendas! A plataforma mais famosa do Brasil atualmente é a Elo7.

Geralmente, os cursos de artesanato (principalmente os curso on line) mostram como se cadastrar e divulgar os seus produtos na internet. Isso é muito importante, principalmente para quem quer viver só do Artesanato.

 

 

Crie a sua marca e faça lindas embalagens!

Criar uma marca com uma logo para identificar que o produto foi feito por você é muito importante para o seu negócio. As pessoas são muito visuais então ao criar um nome fantasia e uma logo para o seu negócio facilita na divulgação dos seus produtos.

Embalagens e sacolas personalizadas com a sua marca também devem fazer parte do seu marketing. Isso traz credibilidade e profissionalismo para o seu negócio.

 

 

Cumpra com os prazos

Seja consciente e organizada com o tempo que leva para fazer suas peças e seja realista com os pedidos. Se algum cliente pedir uma peça personalizada para amanhã de manhã, não minta dizendo que consegue só para não perder a venda. Explique que esta peça não está na pronta entrega e estabeleça o prazo certo para fazê-la. E o mais importante: CUMPRA COM ESSE PRAZO! Isso passa confiança e credibilidade para a sua clientela e percebendo a sua eficiência no prazo de entrega pode ter certeza que ela irá indicá-la para outras pessoas também!

 

Veja o resumo deste artigo no vídeo do Canal Mamãe Me Disse!

 

 

 

 

Empreendedorismo Materno

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Empreendedorismo Materno
Author Rating
51star1star1star1star1star
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.